7 Técnicas para Ler a Bíblia mais rápido e memoriza-la

7 Técnicas para Ler a Bíblia mais rápido e memoriza

A Bíblia é a palavra de Deus, é um livro que tem poder para dar sabedoria e inteligência a quem precisar, até pessoas analfabetas podem adquirir vasta cultura se começarem ao poucos apenas lendo a Bíblia, por que ela trata de vários aspectos do saber como: 

- Matemática, 

- História, 

- Gramática, 

- Poesia, mas principalmente... 

- Teologia, o estudo sobre Deus e suas ações na humanidade.



A linguagem usada nas versões mais antigas da Bíblia é bastante culta e se você pratica-la poderá se tornar com o tempo um exímio erudito, inda mais diante da realidade do nosso país que é um celeiro de analfabetos funcionais (pessoas que leem, mas não conseguem interpretar), qualquer aprendizado de nível bíblico lhe fará destaque em qualquer ambiente social, dando vantagem no quesito conhecimento.

E para conhecer será preciso certo grau de esforço de sua parte, mas tudo pode ser mais simples através de estratégias corretas de leitura, por isso, nós preparamos algumas dicas onde você vai aprender: 7 Técnicas para saber como ler a Bíblia mais rápido e memoriza-la de forma eficaz.

7 TÉCNICAS AVANÇADAS


Modelo de aprendizagem acelerada da Bíblia.

1 - AJUSTE MENTAL


Antes de tudo você tem que pensar ordenadamente, pensar progressivamente. É preciso sair do 'é difícil' para o 'edifício' ou seja: 'construção do saber', reflita nos questionamentos abaixo:

Ler a Bíblia é complicado?

O que é mais complicado? ler a Bíblia ou não saber nada da Bíblia? quem tem uma vida mais difícil? quem conhece a Bíblia ou quem não conhece nada da Bíblia? essa resposta é lógica.

Às vezes lemos pouco por que achamos difícil algumas palavras e histórias da Bíblia, mas muito mais difícil e complicada é a IGNORÂNCIA. 

Então ajuste sua mente para o edifício, para o crescimento, para o acúmulo e sobreposição do conhecimento, por que ao fazer você vai perceber que o preço pago para aprender é muito mais barato que o preço pago por NÃO SABER.

PENSE NISSO. 


2 - CONDICIONAMENTO


Eu já ouvi falar de pessoas que leram a Bíblia mais de 100 vezes, também conheço de um estudante brasileiro que tinha o costume de ler o novo testamento inteiro toda segunda feira, isso mesmo, o NT inteiro! (Aqui está ele).

Estudos comprovam que começar algo aos poucos e ir melhorando um pouquinho a cada dia, depois de um certo tempo dará um resultado excepcional, esse é o processo usado na natureza, e que governa tudo à nossa volta e também o nosso corpo.

Você não precisa se comparar a um teólogo que lê 3 livros por semana, se fizer isso vai desanimar. Você tem que comparar-se apenas consigo mesmo, e aumentar seu ritmo paulatinamente.

Se lia 1 capítulo da Bíblia por dia , passe a ler 3, se já ler 3, passe pra 6, se já ler 10, então lei de 15 a 20, isso chama-se CONDICIONAMENTO, e dessa forma, qualquer pessoa pode ir longe, foi assim que alguns conseguiram grandes façanhas, mas o mais importante não é a façanha alcançada, mas o aprendizado!

3 - FAÇA O QUE EU FAÇO


Praticar a Bíblia é mais importante do que lê-la, muito dizem: 'façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço' 😒, essa é uma fórmula falida que definitivamente não funciona pra ninguém.

Na verdade, as pessoas aprendem mais pelo exemplo que pelas palavras. Então, ler um versículo da Bíblia e praticá-lo é mais proveitoso que ler a Bíblia inteira e não pratica-la.

Quando você seguir à risca tudo o que for estudando na palavra de Deus, sentirá um desejo profundo de estuda-la cada vez mais, essa é uma técnica infalível ✅. 

4 - COMECE PELO QUE SABE


Esse é um bom recurso para evitar a fadiga de leitura, quando começamos lendo o que gostamos o cérebro vai aceitando o hábito, então se vai começar do zero inicie com os evangelhos e as epístolas apostólicas: Thiago, Pedro, 1,2 e 3 João e o livro de Ester por exemplo, que tem um enredo bastante intuitivo.

Se você começar lendo 1 Crônicas vai achar muitas genealogias e isso certamente irá fatigar sua mente, como também Apocalipse que tem muitos símbolos e códigos que deixam qualquer um perplexo.

Então siga essa técnica 👇 

1 Comece pelo que sabe;

2 Aumente a leitura gradativamente;

3 Passe para o próximo nível quando estiver mais confiante.

5 - ORAÇÃO


Esse é um item tão falado, que é quase como que chover no molhado, mas a realidade é que sem oração, nem o estudo da Bíblia, nem nada na nossa vida vai pra frente.

"... As coisas espirituais se discernem espiritualmente... ( )"  
(I Coríntios 2:14)

Tem muitos professores universitários que leem a Bíblia toda, com o único objetivo de combate-la em sala de aula, eles acabam perdendo a oportunidade da aprender mais do que nunca poderiam na vida.

Por que para aprender a essência da mensagem de Deus na Bíblia é necessário relacionar-se com o autor, que é o Espirito Santo.

Lutero orava 2 horas por dia, exceto nos dias em que estava muito ocupado, nesses dias orava 3! 

Quando oramos antes de estudar a Bíblia encurtamos o caminho do aprendizado, pois nos ligamos na mesma sintonia dos escritores inspirados, e isso, com certeza irá lhe fazer ler muito mais, em muito menos tempo, com alto grau de compreensão.

Veja aqui: 8 Maneiras de estudar a Bíblia da forma errada...


6 - UTILIZE VERSÕES DIFERENTES


Utilize a Bíblia nas linguagens antigas, por que são muito mais fiéis ao texto original, mas tenha outras mais contemporâneas para analisar e aprofundar o estudo, descubra aqui as 6 versões mais usadas da Bíblia.

7 - CURSOS NA ÁREA


Eu indico um curso específico para acelerar seu aprendizado fazendo você 👉 ler a Bíblia mais rápido e reter mais de seu conteúdo na mente:

👉 Memo Bible 3000 é um material que irá concentrar seu esforço e aplicar uma metodologia para memorizar milhares de Versículos Bíblicos - palavra por palavra, trechos inteiros, capítulos, todos os salmos, a vida de Jesus e muito mais!

Os produtores prometem fazer você memorizará mais versículos em 1 semana do que em toda a sua vida! saiba mais aqui...

Todo dinheiro pago em materiais que desenvolvam seu intelecto não é um gasto, é um investimento. 💹

CONCLUSÃO


Nesse artigo você aprendeu 7 Técnicas de como ler a Bíblia mais rápido e memoriza-la de forma eficaz, o que achou? esse assunto é bastante pertinente, por que conforme essa pesquisa recente descobriu-se que no Brasil mais de 50% dos pastores evangélicos nunca leram a Bíblia inteira. Se com os líderes é assim, imagine os membros leigos ❔❕.

Gostou do post? deixei suas considerações na aba de comentários abaixo e compartilhe esse material nas suas redes sociais. 😉

VEJA TAMBÉM


- Concurso Bíblico Sobre Gigantes
- 78 Curiosidades Bíblicas Fantásticas!
- As 10 Melhores Bíblias de Estudo do Mundo